Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

“Se não for... (de ValériaC)

“Se não for para elogiar, quase sempre é melhor escolhermos o silêncio. Criticas geralmente estão ligadas à julgamentos, e estes não me agradam. Então, se for inevitável “criticar”, que o seja de forma branda, construtiva e que ajude a criar soluções efetivas, caso contrário serão apenas criticas vazias que em nada colaborarão para a mudança dos fatos. Pois, é muito fácil atirarmos pedras e criticar, quando sequer nós, muitas vezes, sabemos como fazer melhor do que quem criticamos.” - ValériaC

Imagem: daqui

16 comentários:

✿ chica disse...

Perfeito isso! Muito bom mesmo! beijos,linda semana,chica

★Isa Mar disse...

Bom dia Val, verdade, sempre salientar o melhor, e se for pra criticar que seja de forma branda e construtiva como você disse, se bem que eu... as vezes tenho a sutileza de um elefante kkkkkkkk
Beijos no coração e uma semana cheinha de coisas boas!

Sandra Puff disse...

Oi,
Valéria...
Uauau!, Adoroooo!
Quem fizer melhor que levante a mão!
Mas falando sério, adoro elogiar, adoro constatar pontos positivos, adoro quando recebo um olhar desavisado que achava que seria o contrário, isso faz parte de mim!, tudo funciona melhor.
Sei que sou professora e também sei que sou bastante crítica, eu diria até o osso, mas as críticas construtivas funcionam melhor. Trago todas as Turmas, e todos os alunos juntos, sou "firme", todos fazem suas partes, em meu conceito, professor bom é professor que não reprova, mas é por mérito dos Alunos....eles reclamam, trabalham demais, eu exijo demais, porém existe o outro lado, só elogios, críticas boas, e na hora do "erro", nada de pânico, podemos errar em diversas horas, pois a ciência é feita de erros e acertos, e na hora principal, não há erro, só vejo as luzes e cada olhar, não foi fácil, mas com carinho, compreensão, calma, o falar baixo...passa tranquilidade e confiança. É nisso que eu acredito todos os dias.
Bjs,

Sapatinhos da Dorothy

Anne Lieri disse...

Muito acertada msg!O silencio é de ouro em alguns momentos,com certeza!Bjs,

Meire disse...

Val, muitas vezes as pessoas apontam defeitos nos outros que elas mesmas possuem, mas não enxergam, gostam mesmo de apontá-los em outrem. Mas se é uma crítica construtiva há um jeito mais ameno de se falar e claro em particular com a pessoa e não gritar pro mundo apontando o erro. Sou do princípio que se não tiver coisas boas pra falar de alguém me silencio, mas se tenho escancaro a elogios rsrs

Rachei de rir do comment da Isa ali em cima kkkk

Minha adorável amiga, suas palavras são verdadeiros algodãos que saem pirilimpando para nossos coraciones. Te adorooooo! ;) bjokitas nas bochechas!

Élys disse...

Crítica: De forma bem branda. Apenas quando for muito construtiva e realmente necessária, pois como você colocou, se não for assim soará como julgamento e isso não é nada bom. Penso assim.


Minha amiga, tenha uma ótima semana.
Beijos.

claudiaymarques disse...

Sabias palavras valerinha..O silêncio deveria ser mais usado quando pensamos em julgar os outros ou quando somos julgados...
Quando é um opinião uma critica amigavel é diferente..mas o julgamento faz parecer que somos melhor que os outros sempre..
Valerinah boa semana com Deus e grata pela sua visita no meu aniverssario....Ainda tem bolo..a semana inteira,não se preocupe..rss
beijão
titi

Orvalho do Céu disse...

Olá, querida
Querer dar o coração com a imagem... isso eu senti...
Bjm de paz

Sônia Silvino disse...

Tive uma colega de trabalho que só sabia criticar os outros. Quando alguém reclamava, ela justificava dizendo que era apenas sincera.
Mas ela não sabia a diferença entre sinceridade e grossura. rs
Beijos, minha amada!

Vivian disse...

Bom dia,Valéria!!

Lindo amiga!!!Sempre bom refletir antes de falar qualquer coisa,né?!
Beijos!!!!

Sandra Puff disse...

Oi, Valéria...
Você é de câncer igual meu marido, famíliaaa, abraçam o mundo e são carismáticos....
Agora, eu fico me perguntando como pode existie uma pessoa tão querida como você?, sei que existem outras pessoas queridas também, mas acho você especial, centrada, sabe chegar. Eu como uma aquariana, sou avoada, deixo passar muitas coisas, me fixo em várias coisas ao mesmo tempo, nem sei como muitas dão certo.
Mas admiro pessoas como você, sabe quando a gente bate o olho e diz: gostei, eu gostei demais de você.
Um beijo, caríssima
Para Juliezinha também, fófis!
sandra,

M@ria disse...

Daqui a alguns anos estará mais arrependido
pelas coisas que não fez do que pelas que fez.
Solte as amarras! Afaste-se do porto seguro!
Agarre o vento em suas velas!
Explore! Sonhe! Descubra!

(Mark Twain)

Beijos & Flores.....M@ria

claudiaymarques disse...

Valerinha doce de pessoa vim aqui hoje novamente,reli esse texto novamente...melhor usar o silêncio se for para não elogiar..muito bacana..
desejo a você amiguinha um bom fim de semana com sua familia.........hoje aqui esta muiitoo calor fui tomar sorvete no shoping e voltei agora..
beijocas
titi

Patrícia Pinna disse...

Boa noite, Valéria. A crítica em sua maioria vem na forma de desdem, isso sim.É raro ver pessoas que critiquem com a real intençõa de ajudar.
Exemplo:não permitir que alguém passe por uma situação ridícula, evitando o mau falatório.
É melhor falarmos palavras do bem, do que atearmos fogo em alguém.
Um beijo grande, e fique bem, sempre!

Eunice Maria disse...

Olá, Valéria! Lindos os seus textos! Parabéns. Prefiro a crítica "construtiva" do que o silêncio. Acho o silêncio maldoso, duvidoso, e me deixa "com a pulga atrás da orelha"!
Vim te convidar a visitar meu blog e participar do meu sorteio. E acredite, aceito elogios, críticas e sugestões. Beijinho, Eunice Maria.
http://efacilserfelizartesanais.blogspot.com/

claudiaymarques disse...

Verdade Valeria a critica destroi..muito diferente do conselho amiga que a gente pdoe dar e deixar a pessoa decidir por ela mesmo..A critica parece sempre egoista ..o silêncio muitoas vezes é necessario..
beijocas
titi

Related Posts with Thumbnails